O Mundo dos Minerais em Selos

​Museu de Geologia Fernando Real, UTAD.
O Mundo dos Minerais em Selos
​Exposição baseada na coleção de selos do Prof. Dr. Frederico Pedro Baptista Sodré Borges.​​​​​​​​​​
​"Uma colecção e um texto que são a união de duas paixões: a paixão pelos minerais e a paixão pelos selos.
O encontro deu-se em Londres, em 1974. Uma emissão de 14 selos de minerais do Botswana, anunciada no Sunday Times desencadeou o enlace. Seguiu-se-lhe uma busca pelos catálogos e a surpreendente descoberta de mais algumas emissões de selos de todo o mundo, representando minerais. A pouco e pouco, ao longo dos anos, foi crescendo uma colecção temática centrada na mineralogia. Ao mesmo tempo, foi-se consolidando uma segunda surpresa: a riqueza temática dos selos que não se limitavam a representar belos cristais ou amostras minerais. Ora se ilustravam estruturas cristalinas, ora modelos cristalográficos; ora propriedades físicas dos minerais, ora composições químicas; ora se ilustravam métodos de estudo, ora mineralogistas e congressos geológicos; ora técnicas de prospecção, ora métodos de exploração.
Assim, nasceu a ideia de escrever uma mineralogia breve, em palavras simples, ilustradas por selos.​"